SJ preocupado com impacto da redução de pessoal na Impresa

Sindicato dos Jornalistas pediu reunião e foi recebido por administração do grupo na sexta-feira.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) está preocupado com o impacto laboral e editorial que a redução de pessoal em curso nos órgãos de comunicação social da Impresa poderá ter, tendo solicitado uma reunião, com carácter de urgência, à administração do grupo, que o recebeu na sexta-feira.

No encontro, com o responsável pelos recursos humanos, Eduardo Gomes, e o diretor-geral de informação, Ricardo Costa, a Impresa negou a existência de um plano de reestruturação do grupo, mas admitiu a existência de rescisões voluntárias, “pontuais e cirúrgicas”.

O Sindicato dos Jornalistas crítica “a seletividade do processo” e alerta para os efeitos deste corte de pessoal, mais evidente no caso da revista Visão, onde vão sair 10 pessoas, quase um terço da redação, o que representa um esvaziamento significativo e terá, necessariamente, também um impacto editorial.

Na reunião, a administração repetiu várias vezes o argumento de que os cortes são essenciais à sobrevivência da Visão, enquanto o SJ questionou as decisões de gestão responsáveis pelos maus resultados da revista.

O plano de “rescisões” da Impresa tem como objetivo chegar perto das 20 pessoas e alastra a outras publicações do grupo, nomeadamente ao semanário Expresso.

Segundo a administração, o plano não se estenderá à SIC, mas, mesmo assim, o SJ considerou que era a altura oportuna para visitar a redacção da estação privada.

Na mesma sexta-feira, o SJ teve um encontro informal com um representativo número de jornalistas da SIC, a quem apelou para elegerem delegados sindicais e Comissão de Trabalhadores (só existe Conselho de Redacção).

Partilhe