SJ pede esclarecimentos à Liga de Futebol sobre restrições ao acesso de jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) pediu esclarecimentos à Liga Profissional de Futebol sobre as regras de acesso aos jogos do campeonato no que concerne aos jornalistas.

Perante a necessidade de restringir o acesso aos estádios quando o campeonato se reiniciar a 4 de junho, a Liga comunicou, através da diretora-executiva, que está a analisar o modelo a adotar, nomeadamente no que à comunicação social diz respeito.

O SJ destaca que, mesmo em tempos de crise, é imperioso assegurar a liberdade de imprensa e o direito à informação, fundamentais em democracia e, no quadro das restrições impostas, defende que os jornalistas devem manter a liberdade de circulação, com responsabilidade cívica e mediante a apresentação da carteira profissional.

O SJ alertou também a Liga para a importância de se assegurar a igualdade de tratamento, nomeadamente de acesso à informação por parte dos vários órgãos jornalísticos, independentemente do meio a que respeitam e de serem públicos ou privados.

O SJ destaca que tem mantido estreita ligação quer com o gabinete do Primeiro-Ministro, quer com o Ministério da Saúde a propósito de questões relacionadas com a liberdade de imprensa e o direito à informação neste contexto de pandemia, estando disponível para contribuir para o plano que está a ser desenhado pela Liga Profissional de Futebol.

Partilhe