No âmbito das reuniões regulares que o Sindicato dos Jornalistas (SJ) pretende manter com todos os trabalhadores dos órgãos de comunicação social portugueses, a direção promoveu uma visita à redação da SIC Porto, em Matosinhos. Ao contrário do que sucedeu com o jornal “Público”, cuja administração impediu a entrada dos dirigentes sindicais, fomos muito bem recebidos durante esta visita.
O encontro na redação da SIC foi extremamente proveitoso e salutar. Os jornalistas apresentaram uma série de preocupações sobre a situação laboral, salários e progressão na carreira, e também sobre o próprio contexto de todo o setor. O SJ disse estar totalmente disponível para ajudar e trabalhar naquilo que for necessário.
No encontro, foram abordadas questões relacionadas com o Plano de Ação para os Media defendido pelo Governo. O SJ deu revelou o desagrado, que é público, em relação ao projeto, que é curto e não traz praticamente nada para os jornalistas e teve um “feed-back” positivo dos jornalistas da SIC, que têm propostas para a melhoria do jornalismo e do setor audiovisual em particular.
O Sindicato reforçou o apelo à sindicalização, com exemplos da importância de um SJ cada vez mais forte, mas também com a apresentação das vantagens e benefícios para os associados. Os trabalhadores da SIC deram várias sugestões muito pertinentes sobre iniciativas a desenvolver.
O encontro foi extremamente positivo, com um ambiente de grande camaradagem. Entendemos que o contacto regular com os trabalhadores é fundamental para saber problemas atuais e ambições para o futuro e porque nestes encontros são sempre dados contributos muito positivos para a profissão. Nesse sentido, nas próximas semanas vamos continuar a promover encontros em todas as redações do país.