SJ lança campanha de solidariedade com jornalistas da Ásia

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) aderiu ao apelo da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) para a ajuda humanitária às famílias dos jornalistas e de outros trabalhadores dos média vítimas da catástrofe que se abateu sobre o Sudeste Asiático. O SJ apela à participação dos jornalistas, dos trabalhadores dos média e da população portuguesa em geral, cujos donativos podem ser canalizados para uma conta especial que abriu no Barclays Bank, com o NIB 0032.0109.00200029764.07.

A FIJ, que está em contacto com as organizações de jornalistas do Sudeste Asiático, já apurou que na Indonésia pelo menos 25 membros do sindicato do país são dados como desaparecidos, tal como os 80 jornalistas da redacção do diário “Serambi Indonesia”, de Aceh. Mas as previsões apontam para um número muito superior de jornalistas desaparecidos na totalidade dos países afectados pelo maremoto e para um número muito maior de jornalistas que perderam familiares e bens.

A assistência a estes jornalistas é também uma necessidade sob o ponto de vista da liberdade de imprensa. É importante proporcionar-lhes condições materiais para prosseguirem o seu trabalho de informar, imprescindível em países a viverem graves crises de desestruturação social.

A FIJ abriu um fundo especial no âmbito do seu Fundo Internacional para a Segurança, para o qual é possível canalizar donativos, embora sujeitos a taxas bancárias de transferência. Por isso, o Sindicato dos Jornalistas abriu a seguinte conta, para onde os donativos poderão ser canalizados sem qualquer despesa de transferência:

Solidariedade com os Jornalistas da Ásia

Barclays Bank

Rua Augusta, Lisboa

NIB 0032.0109.00200029764.07

Quem pretender fazer a sua contribuição directamente para a FIJ, poderá fazê-lo através da seguinte conta:

Asia Disaster Relief for Journalists and Media Staff

C/o IFJ Safety Fund

Fortis Banque

Agence Rond Point Schumann 10

1040 BRUSSELS

Account number: 210-0785700-52

Partilhe