SJ exige esclarecimentos ao Global Media Group

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) reage com preocupação à notícia publicada na edição digital do semanário “Expresso”, esta sexta-feira, sob o título “Global Media à espera da banca para voltar a despedir”.

O Sindicato de Jornalistas (SJ) exorta a Administração do Global Media Group (GMG) a esclarecer, com urgência, as informações divulgadas pelo “Expresso”, esta sexta-feira, segundo as quais o grupo vai avançar com uma reestruturação que poderá implicar a saída de mais de uma centena de trabalhadores, na sua maioria jornalistas.

As informações relativas a um alegado agravamento da situação financeira do GMG surgiram no início do ano. Desde essa altura, o SJ solicitou, por três vezes, uma reunião à Administração, para obter informações e disponibilizar-se para contribuir para a construção de uma eventual solução para a crise. A Administração não acedeu a esses pedidos, tendo referido, em resposta, que a situação financeira do grupo não se alterou desde 26 de novembro de 2018, data da primeira e última reunião que manteve com o SJ, na sequência da decisão de adiar o pagamento do subsidio de Natal.

A notícia do Expresso, a confirmar-se, revela que a situação financeira do grupo se agravou e muito.

O SJ exige, por isso, um esclarecimento urgente por parte da Administração do GMG, dada a gravidade do assunto e da possibilidade de virem a ser afetados dezenas de jornalistas nos órgãos de informação JN, DN, TSF, O Jogo, Dinheiro Vivo e outras publicações.

O SJ informa que esta sexta-feira solicitou, de novo, uma reunião à Administração do grupo, aguardando que a mesma obtenha resposta rápida e positiva.

O SJ vai manifestar as suas preocupações em relação à situação financeira do GMG, ao Presidente da República, ao Parlamento e ao Governo.  

 

 A Direção

Partilhe