SJ em acção de rua contra o Estatuto

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) realiza amanhã, dia 24, a partir das 10.30 horas, junto do Palácio de Belém, uma acção de sensibilização pública sobre os efeitos nefastos do Estatuto do Jornalista.

Os dirigentes sindicais concentram-se junto ao quiosque de jornais fronteiro ao Palácio de Belém.

Recorda-se que o SJ vem desenvolvendo, desde há dois anos, uma intensa actividade junto do poder político para que o Estatuto do Jornalista seja um diploma em que os jornalistas se revejam.

Das inúmeras propostas e múltiplos contributos apresentados pelo SJ ao Governo e grupos parlamentares, alguns foram contemplados no novo diploma, agora a guardar promulgação pelo Presidente da República (PR). Mas questões fundamentais para a classe e para a liberdade de informação – como o sigilo profissional e dos direitos de autor – não ficaram devidamente salvaguardadas na lei aprovada na Assembleia da República apenas com os votos da maioria PS.

Assim, o SJ decidiu apelar ao PR para que não promulgue o novo Estatuto do Jornalista e anunciou a sua disposição de combater este diploma por todos os meios ao seu alcance.

Partilhe