SJ e Defesa Nacional assinam protocolo

Um protocolo de cooperação assinado entre o Sindicato dos Jornalistas (SJ) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN) vai permitir a colaboração das duas entidades em acções de formação, estando em preparação um curso de Defesa e Segurança para Jornalistas, em colaboração com o Cenjor.

A direcção do SJ refere também, em comunicado que publicamos a seguir, que será aberta uma vaga para um jornalista no Curso Superior de Defesa Nacional do IDN.

Sindicato dos Jornalistas e Instituto da Defesa Nacional assinam protocolo de cooperação

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN) assinaram na terça-feira, 23 de Abril, um protocolo de colaboração para a realização de acções de formação específicas para jornalistas nas áreas da cidadania, segurança e defesa. O IDN foi representado pelo seu director, tenente general Garcia Leandro, e o SJ pelo presidente da Direcção, Alfredo Maia.

As conversações entre o IDN e o SJ, que levaram à assinatura do protocolo, inciaram-se em Dezembro passado. Actualmente, as duas entidades preparam um Curso de Defesa e Segurança para Jornalistas com a duração de 60 horas, a efectuar no próximo Outono, em colaboração com o Cenjor-Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.

O protocolo estabelece também o acesso anual de um jornalista ao Curso de Defesa Nacional do IDN, que tem a duração de um ano lectivo e decorre em Lisboa e no Porto. A este curso tem acesso um número limitado de auditores, cuja selecção é feita em Maio, decorrendo as inscrições até ao final do mês de Abril. Os jornalistas que queiram candidatar-se à frequência deste curso devem inscrever-se após verificarem se reúnem os requisitos exigidos, o que podem fazer no sítio www.idn.pt/formacao.

O protocolo estabelece, ainda, facilidades para o acesso dos jornalistas à Biblioteca do IDN, que possui, no país, o mais completo fundo bibliográfico especializado em questões de segurança e defesa.

Partilhe