SJ e Associação para o Estudo Clínico da Sida assinam protocolo

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) e a Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida (APECS) assinaram, em 20 de Março, um protocolo de cooperação nos domínios da informação e da formação.

Segundo o protocolo, a APECS fornecerá ao SJ, designadamente através do seu Núcleo de Saúde, “informação estatística e epidemiológica, situações-casos que sejam do seu conhecimento e demais informação na área da infecção pelo VIH/SIDA considerada pertinente e útil”.

A informação fornecida pela APECS será “objecto das indispensáveis cautelas de deontologia profissional em ordem a preservar o anonimato dos doentes nelas envolvidos, se for esta a sua vontade”.

A APECS estará “disponível para trabalhar com os jornalistas e com os órgãos de comunicação social em geral em assuntos relacionados com a informação sobre a infecção pelo VIH/SIDA, de uma forma organizada e programada” e para “colaborar em acções de informação e de formação de jornalistas organizadas ou apoiadas pelo Sindicato”.

No protocolo considera-se “que a informação gerada nos serviços de saúde ou com esta relacionada deve chegar, de uma forma seleccionada, pertinente e adequada, aos profissionais das várias áreas que, directa ou indirectamente, têm a ver com a saúde, bem como à população em geral”.

Acrescenta-se no protocolo “que o incentivo de comportamentos promotores de saúde passa pela aquisição de atitudes baseadas na consciencialização para os problemas, para a qual contribui uma informação o mais rigorosa possível, cientificamente baseada em evidências e veiculada de uma forma pedagógica e acessível”.

Neste contexto, o papel dos jornalistas e da comunicação social é considerado relevante, pois, são “frequentemente, o único meio de contacto entre as fontes qualificadas de informação e grupos populacionais com maior dificuldade de acesso aos serviços, aos profissionais e ao entendimento da informação veiculada”.

As informações veiculadas pela Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida ficarão disponíveis para todos os jornalistas, nomeadamente no espaço do Núcleo de Saúde do SJ, no sítio www.jornalistas.online.pt.

Partilhe