SJ DUPLAMENTE ELEITO PARA AS ESTRUTURAS DA FEJ/FIJ

Dois membros da Direcção do Sindicato dos Jornalistas, Martins Morim e Anabela Fino, foram eleitos respectivamente para o Comité Executivo e para a Comissão Financeira da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ/FIJ), circunstância que veio conferir ao SJ uma importância sem precedentes no plano internacional.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) portugueses integra, desde hoje, o Comité Executivo da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ/FIJ), passando a ocupar dois cargos de estrutura.

Nas eleições para o Comité Executivo, realizadas esta manhã, no âmbito da Assembleia Geral, que decorreu ontem e hoje em Saint Vicent, Itália, os delegados das organizações representativas de duas dezenas de países elegeram o jornalista Martins Morim, que foi mesmo o mais votado do escrutínio.

Na Direcção do SJ, Martins Morim é responsável, designadamente, pelo pelouro da Relações Internacionais e era já membro suplente do Comité Executivo da FEJ/FIJ.

Anabela Fino, responsável, na Direcção do SJ, pelas questões laborais, foi eleita para a Comissão Financeira da FEJ/FIJ, uma estrutura responsável pelo acompanhamento e fiscalização do orçamento e das contas da organização.

É a primeira vez que o SJ português assume tarefas executivas em organizações internacionais.

O processo que conduziu à eleição dos dois dirigentes portugueses integra-se na estratégia da Direcção do SJ de valorizar a sua participação internacional, não só ao nível da Europa mas também em relação ao mundo ibero-americano e da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

A FEJ é a estrutura europeia da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), implantada em todos os continentes.

Partilhe