SJ denuncia tentativa de despedimentos ilegais na Cofina

O Grupo Cofina está a fazer abordagens selectivas a jornalistas com vista ao respectivo despedimento, nomeadamente no diário desportivo “Record” e no sector das revistas, denuncia o Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Em comunicado divulgado na tarde de hoje, 10 de Outubro, o SJ considera que os métodos usados pelo Grupo “merecem o mais vivo repúdio” e manifesta a sua disponibilidade para prestar todo o apoio possível aos seus representados.

É o seguinte o texto, na íntegra, do Comunicado do SJ:

Cofina quer despedir ilegalmente no “Record” e em revistas

1. O Grupo Cofina volta a insistir na táctica do despedimento ilegal, abordando selectivamente jornalistas a “dispensar” em várias publicações, nomeadamente no diário desportivo “Record” e no sector das revistas.

2. De facto, vários jornalistas foram já abordados pelo director do jornal com a informação de que seriam contactados pelos serviços de recursos humanos da empresa, que lhes apresentariam uma proposta de rescisão dos contratos de trabalho.

3. Tal como aconteceu há um ano, nomeadamente em relação a profissionais ao serviço do “Correio da Manhã” e da “TV Guia”, os critérios de selecção das vítimas deste processo arbitrário, ilegal e inaceitável não foram justificados nem está apontado qualquer fundamento para a medida.

4. Tanto a medida como os métodos merecem o mais vivo repúdio e o apelo aos jornalistas de todas as publicações da Cofina, para que se unam em defesa dos seus camaradas e de todos os postos de trabalho, tanto nas publicações atingidas agora como nas que poderão vir a sê-lo, rejeitando processos como este.

5. Tal processo é aliás escandaloso. A empresa não pode deixar de considerar estrita obrigação sua manter os postos de trabalho nem inibir-se de sacrificar o futuro profissional e pessoal de jornalistas e de outros trabalhadores só para aliviar os custos de produção do jornal.

6. Solidário para com os jornalistas atingidos por mais esta ofensiva e disponível para prestar todo o apoio possível aos seus representados, o SJ apela ainda aos profissionais ao serviço da Cofina para que se unam em torno do seu Sindicato na defesa dos seus direitos e do seu próprio futuro.

Lisboa, 10 de Outubro de 2011 

A Direcção

Partilhe