SJ defende manutenção do jornal “A Uniao”

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) exortou hoje, 24 de Outubro, o bispo de Angra, Açores, a manter e até a reforçar o jornal “A União”, diário da Igreja Católica que aquela diocese decidiu encerrar no final do ano, tencionando despedir os quatro jornalistas ao seu serviço e outros dois trabalhadores.

“Solidária com os jornalistas ao serviço do jornal “A União” e preocupada com a perda que a extinção do jornal representa para a região, a Direcção do SJ exorta a diocese de Angra, e em particular o seu bispo, a desenvolver todos os esforços tendentes à manutenção e mesmo reforço deste título histórico”, lê-se no comunicado do SJ.
Na nota, o Sindicato critica a decisão da diocese de, encerrando o jornal diário, que está no seu 120.º ano de publicação, lançar um semanário com uma linha editorial diferente e, ao que se sabe, sem qualquer profissional.
O comunicado é do seguinte teor:

SJ exorta bispo de Angra a manter “A União”

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas está a acompanhar a grave situação criada com a decisão da diocese católica de Angra de reestruturar a União Gráfica Angrense e encerrar, no final do ano, o diário açoriano “A União”, despedindo os quatro jornalistas ao seu serviço e dois outros trabalhadores.
2. Trata-se de uma situação grave, por lançar no desemprego quatro profissionais numa ilha – Terceira – onde não existem alternativas e numa região – os Açores – onde elas definham de dia para dia.
3. É uma situação grave também porque, ao extinguir o jornal mais que centenário (está no 120.º ano de publicação), a diocese de Angra empobrece o panorama da Imprensa açoriana, contribui para diminuir a diversidade informativa na região e demite-se das suas responsabilidades culturais e cívicas.
4. Bem pode a diocese anunciar que o jornal diário dará lugar a um semanário – ao que se sabe, com outro título… – com uma linha editorial diferente, que não fica absolvida desta sua grave decisão, pois foi comunicado aos jornalistas que a nova publicação não terá um quadro profissional!
5. Solidária com os jornalistas ao serviço do jornal “A União” e preocupada com a perda que a extinção do jornal representa para a região, a Direcção do SJ exorta a diocese de Angra, e em particular o seu bispo, a desenvolver todos os esforços tendentes à manutenção e mesmo reforço deste título histórico.
6. O SJ está convicto de que, com mais esforço na angariação de publicidade e na valorização do jornal junto dos leitores na região e na diáspora açoriana, será possível encontrar maior suporte tanto na edição na Internet como na edição impressa, mesmo que esta, em desespero de causa, tenha de passar a ser semanal, mas feita por profissionais.

Lisboa, 24 de Outubro de 2012

A Direcção

Partilhe