SJ critica atuação da Câmara do Porto face à comunicação social

Executivo de Rui Moreira tem obstaculizado o acesso a informação de interesse público e discriminado os jornalistas a quem faculta informação.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) escreveu ao presidente da Câmara Municipal do Porto para lhe transmitir a sua apreensão, mas sobretudo estupefação, face à atuação da autarquia para com a comunicação social.
O SJ entende que a Câmara Municipal do Porto tem vindo a demonstrar incapacidade para lidar com a saudável crítica, reagindo com acusações de grave teor, feitas de forma leviana e infundadas, impróprias de um regime democrático, que tem na liberdade de imprensa um pilar fundamental.
Nesse sentido, o SJ apela à reposição do bom senso e até do nível democrático a que um presidente de câmara está obrigado, no âmbito das funções públicas que desempenha.
Apela, concretamente, a que Rui Moreira se coíba, bem como a Câmara a que preside, de obstaculizar o acesso a informação de interesse público, bem como de selecionar a priori, discriminando, os jornalistas a quem faculta informação, violando o princípio da igualdade de tratamento em instituições públicas.

Partilhe