SJ convoca jornalistas para Conferência Nacional a 24 de Novembro

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (S) decidiu convocar para o dia 24 de Novembro uma grande Conferência Nacional dos Jornalistas para discutir a situação no sector, as formas de intervenção nas redacções e na sociedade, bem como a dar suporte mais amplo à própria acção do Sindicato.

A Conferência, como se informa no comunicado que a seguir se transcreve, insere-se no conjunto de iniciativas que o SJ está a desenvolver, e de que se destaca a realização no próximo dia 27 (sábado), de reuniões de jornalistas (sócios e não sócios do SJ) na sede em Lisboa e na delegação do Porto, e será um “passo no caminho da concretização do ansiado 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses”.

Comunicado

Grande mobilização de jornalistas em marcha

1. O agravamento da situação dos jornalistas na generalidade da comunicação social, os resultados positivos que têm sido alcançados na mobilização dos jornalistas, a crescente consciencialização da classe para a necessidade de respostas mais determinadas e organizadas aninam a Direcção do Sindicato dos Jornalistas a prosseguir na preparação de um vasto conjunto de iniciativas.

2. Assim, além da realização, no próximo dia 27 (sábado), de reuniões de jornalistas (sócios e não sócios do SJ) e da dinamização de várias acções junto da classe, a Direcção do SJ decidiu convocar para o dia 24 de Novembro uma grande Conferência Nacional dos Jornalistas.

3. Destinada a colocar em debate a situação do Jornalismo e dos jornalistas e a discutir formas de intervenção nas redacções e na sociedade, bem como a dar suporte mais amplo à própria acção do Sindicato, esta Conferência constituirá também um passo no caminho da concretização do ansiado 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que o SJ se comprometeu a organizar.

4. A Direcção do SJ apela à mobilização de todos os jornalistas em torno do seu Sindicato e à participação nas referidas iniciativas.

Lisboa, 19 de Outubro de 2012

A Direcção

Partilhe