SJ condena violência durante a manifestação de taxistas

Vários jornalistas foram, mais uma vez, vítimas de intimidações verbais e violência física. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas condena toda e qualquer atitude de violência e intimidação verbal dirigida aos jornalistas em pleno exercício da sua profissão.

Durante a manifestação de taxistas promovida pela Antral e pela Federação Portuguesa do Táxi, vários jornalistas foram vítimas de intimidações verbais e de violência física, o que é inadmissível numa sociedade democrática na qual o direito à informação está constitucionalmente consagrado.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena toda e qualquer atitude de violência e intimidação verbal dirigida aos jornalistas em pleno exercício da sua profissão.

O SJ lembra que representa uma classe que se rege por um Código Deontológico que no ponto três determina: “O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos”.

Perante isto, o SJ apela a todos os seus associados e restantes jornalistas que, em situações semelhantes às sucedidas durante a manifestação de taxistas, façam valer os seus direitos divulgando publicamente os factos e efectuando queixa às autoridades competentes.

Partilhe