SJ condena agressão de autarca a jornalista do JN

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) condenou hoje, 10 de Novembro, a agressão e as ameaças, pelo presidente da Junta de Freguesia de Guifões, Matosinhos, a uma jornalista ao serviço do “Jornal de Notícias”, ocorridas ontem à noite, nas instalações daquele órgão autárquico.

Em comunicado, a Direcção do SJ declara a sua inteira solidariedade para com a jornalista Carla Soares, vítima da agressão, de insultos e ameaças, e considera-a credora de um pedido de desculpas do presidente da Junta de Freguesia de Guifões, sem prejuízo das consequências criminais pelo seu grave comportamento.

O comunicado é do seguinte teor:

SJ condena agressão de autarca a jornalista no JN

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento de que o presidente da Junta de Freguesia de Guifões, Matosinhos, insultou e agrediu ontem à noite, no interior das instalações daquele órgão autárquico, uma jornalista ao serviço do “Jornal de Notícias”.
2. A jornalista, Carla Soares, que cobria uma reunião da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, a decorrer no salão da Junta de Freguesia, tinha sido convidada pela tesoureira da Junta de Freguesia (JF) a utilizar o seu gabinete para trabalhar, uma vez que não poderia assistir aos trabalhos, cujo final teria de aguardar.
3. Quando se encontrava a trabalhar no referido local, a jornalista foi interrompida por uma senhora que pretendia expulsá-la e, depois, pelo próprio presidente da JF, Carmim Alves do Cabo, tendo ela pedido apenas que a deixassem terminar a chamada telefónica que então mantinha.
4. No entanto, segundo a nossa camarada, o autarca arrancou-lhe das mãos o telefone, arremessando-o contra uma parede, tendo tentado também lançar ao chão o computador portátil, do que foi impedido pela tesoureira, mas passou a insultar e a proferir ameaças contra a jornalista e chegou a agredi-la na face.
5. O grave incidente descrito justificou a chamada ao local de elementos da Polícia de Segurança Pública, que registaram a ocorrência, e justifica também a apresentação de queixa formal por parte da jornalista, mas não pode ficar-se por um simples processo judicial sobre ameaças e agressão.
6. Inteiramente solidária com a jornalista Carla Soares, a Direcção do SJ repudia vivamente o comportamento do autarca, o qual é duplamente condenável: pelo atentado contra o exercício de funções profissionais e a liberdade de informar; e pela ofensa que o próprio faz ao exercício de funções de eleito local.
7. Como cidadão eleito democraticamente para um órgão autárquico, o presidente da Junta de Freguesia de Guifões deveria conhecer os valores essenciais da liberdade de imprensa (e o livre exercício da profissão de jornalista) e do poder local democrático, assim como deveria saber que, em democracia, tais valores se cruzam e obrigam aos seus titulares a protecção mútua.
8. Nestes termos, a Direcção do SJ considera que, independentemente das consequências criminais do sucedido, a nossa camarada é credora de um pedido de desculpas formal e público por parte do autarca, que deve também explicações aos seus concidadãos.

Lisboa, 10 de Novembro de 2012

A Direcção

Partilhe