SJ condena agressão da polícia turca a Paulo Moura (actualizada)

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apresentou hoje, 17 de Junho, um protesto formal na Embaixada da Turquia em Lisboa contra a agressão de que foi hoje vítima o jornalista Paulo Moura, por parte das autoridades policiais turcas, em Istambul.

Tal como havia anunciado em comunicado divulgado ontem à noite – ver texto abaixo – o SJ enviou à embaixadora da Turquia Ebru Baruteu Gökdenizler, com conhecimento para o ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas, o seu firme repúdio pelas “graves agressões de que foi vítima o nosso camarada”, solicitando que a diplomata transmita ao Governo da Turquia a “exigência de que os autores e os responsáveis pelos actos verificados sejam devidamente punidos e de que o Governo turco apresente desculpas públicas ao jornalista Paulo Moura”.

É o seguinte o texto, na íntegra, da carta enviada à embaixadora Ebru Baruteu Gökdenizler:

Exmª. Senhora Embaixadora Ebru Baruteu Gökdenizler

C/C ao Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo Português

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento das agressões perpetradas ontem, em Istambul, contra o jornalista Paulo Moura, enviado especial do jornal “Público” para cobertura dos incidentes em redor da Praça Taksim.
O relato que o próprio repórter fez (veja-se a ligação http://www.publico.pt/mundo/noticia/profissao-reporter-1597493) e a sucessão de fotografias captadas pelo fotojornalista Antoine Rambourg são suficientemente eloquentes quanto à extrema gravidade da ocorrência: a Polícia turca não hesitou em agredir um cidadão que não só estava isolado e manifestamente indefeso, mas também não deixou de prosseguir a prática violenta, mesmo depois de esse cidadão se apresentar como jornalista.

O comportamento da Polícia relatado, traduzido numa inqualificável sevícia, ofende de forma intolerável os mais elementares direitos da pessoa humana e atinge de forma irremediável um direito e um valor fundamental garantidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem e absolutamente imprescindíveis nas sociedades modernas e democráticas – a liberdade de imprensa.

Nestes termos, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas portugueses repudia com toda a firmeza as graves agressões de que foi vítima o nosso camarada e solicita a V. Exa. se digne transmitir ao Governo da Turquia o nosso protesto formal e a exigência de que os autores e os responsáveis pelos actos verificados sejam devidamente punidos e de que o Governo turco apresente desculpas públicas ao jornalista Paulo Moura.

Lisboa, 17 de Junho de 2013

Pela Direcção
Alfredo Maia
(Presidente)

Comunicado do SJ divulgado a 16 de Junho 2013:

SJ condena agressão da polícia turca a Paulo Moura

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifesta o seu mais firme repúdio pela agressão de que foi hoje vítima o jornalista Paulo Moura, por parte das autoridades policiais turcas, em Istambul.

De acordo com as declarações do próprio jornalista, ao serviço do “Público”, em crónica na edição em linha, a agressão ocorreu quando se encontrava isolado, após a carga policial sobre os manifestantes na Praça Taksim, e apesar de repetidamente de ter identificado como sendo membro da comunicação social.

Manifestando a sua solidariedade para com o camarada de trabalho Pedro Moura, o SJ exige às autoridades turcas o elementar respeito pelo trabalho dos jornalistas e vai solicitar de imediato a intervenção solidária do sindicato dos jornalistas turcos e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Amanhã, SJ apresentará um protesto formal na Embaixada da Turquia em Lisboa.

Lisboa, 16 de Junho de 2013

A Direcção

Partilhe