SJ associa-se a iniciativa 7 Dias com os Media

O Sindicato dos Jornalistas associa-se à iniciativa 7 Dias com os Media (http://www.7diascomosmedia.pt/), que decorre entre 3 e 9 de maio de 2020.

O projeto, lançado pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), existe desde 2013, com o objetivo de refletir sobre os media, juntando diferentes intervenientes durante vários dias. Este ano, condicionado pela pandemia da covid-19, o programa adaptou-se. Passando a chamar-se «7 Dias com os Media 2020 sem sair de casa», pode ser acompanhado a partir do computador.

Professores, alunos, universidades, associações e órgãos de comunicação social podem criar iniciativas e participar. Basta que tenham em mente o foco do projeto: «o uso competente, crítico e responsável dos media por parte dos cidadãos, seja enquanto recetores, seja na sua qualidade de produtores de conteúdos, designadamente através das redes sociais», como se pode ler no site do projeto.

Os testemunhos, sob a forma de desenho, fotografia, cartaz, notícia, vídeo ou podcast podem ser enviados para o endereço 7diasmedia@gmail.com.

O GILM lança ainda diariamente um conjunto de desafios relacionados com a desinformação e as fake news.

O Sindicato dos Jornalistas, que tem desenvolvido várias ações neste âmbito (que podem ser consultadas aqui https://cenjor.net/literacia/ e https://jornalistas.eu/literacia-para-os-media-volta-ao-terreno-a-partir-de-sabado/) considera a literacia para os media essencial na atual conjuntura informativa, tanto para os cidadãos como para a qualidade do jornalismo.

 

 

Partilhe