SJ associa-se a FIJ contra ataques a jornalistas na Palestina

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) associa-se ao apelo da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), divulgado hoje, que exige medidas urgentes para impedir o ataque deliberado e sistemático contra jornalistas em Gaza, na Palestina.

O apelo é dirigido ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que se reúne hoje.

A tomada de posição da FIJ – acompanhada pelo SJ – surge na sequência do ataque israelita contra o edifício que acolhia vários órgãos de informação internacionais, incluindo The Associated Press e Al-Jazeera.

Acresce que, nos últimos dias, mais de 30 jornalistas foram agredidos ou detidos na região, onde os serviços de Internet foram também bloqueados.

A FIJ – que o SJ integra – escreveu às autoridades israelitas, ao secretário-geral da ONU e a todos os membros do Conselho de Segurança exigindo medidas contra a clara tentativa de silenciar aqueles que reportam no terreno a situação em Gaza.

A FIJ tem pedido, repetidamente, ao governo israelita que investigue os ataques e assassinatos seletivos de trabalhadores dos media palestinianos, denunciando a impunidade para os autores desses crimes.

Partilhe