SJ assinala Dia Europeu dos Direitos dos Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas apela à participação de toda a classe no Dia Europeu dos Direitos dos Jornalistas, que se assinala hoje, 5 de Novembro, como jornada de luta por melhores condições laborais e um jornalismo condigno.

Sob o lema “Stand up for Journalism” (Levantem-se pelo Jornalismo), esta iniciativa da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) pretende alertar para a pressão política sobre os média, o decréscimo da qualidade da imprensa, o aumento da precariedade nas condições de trabalho da classe, o ataque generalizado à contratação colectiva e o desrespeito pelos direitos dos jornalistas na Europa.

Associando-se à iniciativa, o Sindicato dos Jornalistas propõe a realização de um minuto de silêncio nas redacções e desafia os jornalistas a envergar uma camisola, que o SJ está a distribuir, com a frase “Levanta-te pelo Jornalismo”, usando-a inclusive nos eventos a que se deslocarem em serviço.

O SJ vai ainda proceder à realização simultânea, em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Ponta Delgada, de concentrações de membros dos órgãos sociais, delegados e activistas, nas quais será observado o minuto de silencio acima referido, seguindo-se a distribuição à população de um manifesto em defesa dos direitos dos jornalistas. Esta acção será desencadeada às 11 horas (10 nos Açores), nos seguintes locais:

. Lisboa – Largo do Camões (monumento a Luís de Camões);

. Porto – Praça da Liberdade (estátua do Ardina);

. Coimbra – Largo da Portagem (“memória” a Miguel Torga);

. Funchal – Largo António Nobre

. Ponta Delgada – Largo do Colégio (busto de Antero de Quental).

Partilhe