SJ assinala Dia da Liberdade de Imprensa com conferência em Lisboa

Dez oradores estrangeiros e outros dez especialistas nacionais convidados a debater os desafios de hoje

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa com uma conferência internacional que junta, em Lisboa, dez oradores estrangeiros e outros dez especialistas nacionais.
Em parceria com a Comissão Europeia e com o apoio do Parlamento Europeu e do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor), a iniciativa terá seis painéis de debate, com os temas insegurança laboral vs. independência; condições de trabalho e ação sindical; a ética como modelo de negócio; caminhos alternativos; novas realidades; e jornalismo ameaçado.
As ameaças à liberdade de imprensa no espaço europeu, nomeadamente na Hungria e na Polónia, a precariedade laboral crescente entre jornalistas, o papel e a ação dos sindicatos, o exemplo das redes de colaboração transnacionais e dos projetos independentes, a importância da ética e os desafios desta nova era comunicacional serão alguns dos temas em destaque (ver programa em anexo).
A conferência, com entrada livre, vai realizar-se nas instalações da Representação da Comissão Europeia em Lisboa (Largo Jean Monet, em Lisboa), entre as 9h30 e as 17h30.

Partilhe