SJ assinala 25 de Abril com exposição e debate

No âmbito das suas iniciativas para assinalar o 40.º aniversário do 25 de Abril, o Sindicato dos Jornalistas inaugura, no próximo dia 30, em Lisboa, uma exposição de fotografias de seis fotojornalistas que cobriram a Revolução e realiza um debate sobre Jornalismo.

Com o título “Os jornalistas estiveram no 25 de Abril”, a exposição, a inaugurar pelas 18 horas na sede nacional do SJ (Rua dos Duques de Bragança, n.º 7 E, reúne trabalhos de de Alfredo Cunha (acontecimentos Lisboa), Bruno Neves (Porto), Carlos Gil (Lisboa), Eduardo Gageiro (Lisboa), Inácio Ludgero (Lisboa) e Pereira de Sousa (Porto).

Estará igualmente patente uma mostra de painéis ilustrativos da história e dos principais marcos da vida do Sindicato dos Jornalistas, um dos sindicatos nacionais criados por imposição das leis corporativas, mas que soube criar condições para a sua democratização e conquistar a sua autonomia ainda sob ditadura, sendo um dos 13 sindicatos fundadores da Intersindical Nacional (1970, precursora da CGTP.

Ao longo de oito décadas de existência – metade em ditadura, metade em democracia – , o SJ concretizou um conjunto muito importante de realizações, sempre em defesa dos jornalistas e da profissão, sendo de destacar, pelo seu particular significado, a intensa participação nomeadamente la elaboração da legislação do sector, muito especialmente a Lei de Imprensa de 1975.

Após a inauguração, haverá um debate subordinado ao tema “40 anos de Jornalismo”, com intervenções de Fernando Correia, jornalista e professor universitário; Adelino Gomes, jornalista, investigador e professor universitário; Nuno Ivo, jornalista; Maria Flor Pedroso, jornalista; e Alfredo Maia, jornalista e presidente da Direcção do SJ. A moderação será de Fernando Cascais, jornalista, professor universitário e presidente da Mesa da Assembleia Geral do SJ.

Numa conjuntura em que importa defender a liberdade de informação, enquanto pilar da democracia e o jornalismo como garante do direito constitucional dos cidadãos a informar e ser informados, bem como assegurar condições de trabalho dos jornalistas de molde a que possam garantir à informação e defender a classe como garantia da efectividade desse direito, é de inteira justiça recordar o papel do Jornalismo e dos jornalistas nos alvores da Revolução de Abril, assim como é de inteira pertinência reflectir sobre os desafios que, na actualidade, se colocam à classe.

Nesse sentido, a Direcção do SJ convida os jornalistas, os professores e estudantes de Jornalismo e Ciências de Comunicação, e os cidadãos a participar no debate e a visitar a exposição, bem como a participar noutras iniciativas que vai realizar.

Partilhe