SJ apoia investigação do Parlamento Europeu sobre concentrações

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) enviou uma mensagem aos deputados do Parlamento Europeu congratulando-se com a sua decisão de investigarem a concentração dos meios de comunicação social na União Europeia e alertando para a situação portuguesa.

Na sua mensagem, o SJ apela aos eurodeputados portugueses para que “cooperem activamente na discussão da problemática das concentrações na Europa e dediquem especial atenção ao panorama do sector em Portugal”, fazendo notar que a situação que se perspectiva no País pode pôr em causa “o próprio regime democrático”.

É o seguinte o teor do texto, na íntegra, da mensagem do SJ:

Senhores deputados

O Sindicato dos Jornalistas portugueses saúda vivamente a iniciativa do Parlamento Europeu de investigar a concentração dos meios de comunicações social e as suas consequências na liberdade de expressão no espaço da União Europeia.

Trata-se de uma problemática que as organizações profissionais, nomeadamente a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e o Sindicato dos Jornalistas (SJ) portugueses, têm vindo a discutir há largos anos. Trata-se igualmente de uma problemática extraordinariamente actual em Portugal, onde decorrem movimentos no sentido do agravamento da concentração, designadamente com vista à fusão das empresas da holding Lusomundo Média, do conglomerado Portugal Telecom, com a aquisição já consumada de parte do seu capital pelo Grupo Cofina e ainda pelas negociações para a celebração de alianças entre a PT e outro importante grupo de média.

O Sindicato dos Jornalistas apela aos deputados portugueses para que cooperem activamente na discussão da problemática das concentrações na Europa e dediquem especial atenção ao panorama do sector em Portugal, cuja situação pode contribuir para colocar em causa o próprio regime democrático.

O SJ chama especialmente a atenção para o documento “Por uma agenda dos poderes públicos para os média” (anexo I), objecto de análise em reuniões e audiências que esta organização tem mantido com o Governo, os grupos parlamentares e a Sub-comissão de Direitos Fundamentais e comunicação Social da Assembleia da República e o Presidente da República. Aproveitamos a oportunidade para dar igualmente conhecimento de dois comunicados emitidos recentemente pelo SJ, a propósito dos movimentos em curso em redor da Lusomundo Média.

Disponíveis para os esclarecimentos que entendam convenientes, apresentamos os melhores cumprimentos,

Lisboa, 24 de Outubro de 2003

A Direcção

Partilhe