SJ apela à votação na lista B para a CCPJ

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas considera “decisivas” as eleições para os representantes da classe na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), que se realizam no dia 11 de Julho, e apelou ao voto na lista B, proposta pelo SJ.

Numa mensagem enviada, nos últimos dias, aos associados do Sindicato, a Direcção considera “importante a participação de todos na votação” e rafirma a garantia de autonomia dos eleitos para a CCPJ.

É o seguinte o teor da mensagem:

No próximo mês de Julho (até ao dia 10, para a votação por correspondência; no dia 11, para a votação em urna no Palácio Foz), realizam-se as eleições para os representantes dos jornalistas na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ).

Como habitualmente, o Sindicato apresentou uma lista de candidatos que cumpre os dois requisitos fundamentais até agora observados: a renovação dos representantes dos jornalistas na CCPJ e um perfil adequado às competências deste órgão.

Quanto ao primeiro requisito, importa sublinhar que a renovação tem sido uma constante desde o primeiro mandato da CCPJ, sendo que o número máximo de reconduções foi de três, concretamente os dos camaradas Oscar Mascarenhas e Daniel Ricardo.

Quanto ao segundo, a Direcção do SJ considerou fundamental que o perfil da representação dos jornalistas alie características como:

a) a construção de uma lista abrangente e representativa quer da diversidade própria da classe, quer dos meios do sector;

b) o efectivo trabalho dos eleitos no terreno, debatendo-se diariamente com os problemas do exercício da profissão e partilhando com os seus pares as mesmas dificuldades;

c) a experiência de reflexão sobre as questões do exercício da profissão, especialmente no domínio dos deveres dos jornalistas, tanto através da participação na vida das redacções e dos conselhos de redacção, como da produção teórica em áreas como a ética e a deontologia;

d) a disponibilidade para as complexas tarefas impostas pelas novas competências da CCPJ, as quais exigem também um enorme sentido de responsabilidade, de justiça e de ponderação;

d) a garantia de independência e imparcialidade;

É convicção da Direcção que os candidatos propostos pelo Sindicato correspondem a tal perfil, como o têm demonstrado nas suas redacções e nas suas variadas experiências de intervenção e de reflexão.

As próximas eleições são decisivas para que os jornalistas escolham aqueles que, nos próximos três anos, vão realizar uma tarefa importante para todos nós e a que é exigida a capacidade de reflectir de forma independente, ponderada e equitativa a consciência colectiva da classe na apreciação das queixas que sejam submetidas à CCPJ, ou dos processos que a própria Comissão entenda abrir.

Por isso, é importante a participação de todos na votação. E é decisiva a escolha que vai ser feita. Razão pela qual a Direcção apela ao voto na lista apresentada pelo Sindicato, sendo certo que, apesar de ser proposta por esta estrutura, desenvolverá a sua actividade de forma autónoma e independente, como sempre sucedeu até agora.

A Direcção

Partilhe