SJ apela à unidade na Controlinveste

A unidade de todos os jornalistas, e não apenas dos abrangidos pelo procedimento de despedimento colectivo anunciado pela Controlinveste, é condição decisiva para impedir a Administração de conseguir os seus intentos, afirma o SJ em comunicado divulgado hoje, 18 de Janeiro.

É o seguinte o texto, na íntegra, do Comunicado do SJ:

Controlinveste: unidade necessária à defesa dos postos de trabalho

1. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) continua a acompanhar a situação no Grupo Controlinveste e a desenvolver medidas e acções para defender os postos de trabalho ameaçados no “Jornal de Notícias”, no “Diário de Notícias”, no “24 Horas” e em “O Jogo”.

2. A preparação e a concretização dessas medidas e acções, nas quais estão empenhados dirigentes e advogados do Sindicato e também delegados sindicais, visam esclarecer e apoiar os jornalistas abrangidos pelo procedimento de despedimento colectivo anunciado no dia 15, bem como garantir a defesa dos seus direitos, especialmente o direito ao trabalho.

3. O SJ tem a convicção de que tais objectivos são alcançáveis e de que os jornalistas das quatro publicações em causa vão manter-se unidos em torno da defesa da integridade e da identidade das respectivas redacções e títulos.

4. A unidade de todos os jornalistas – e não apenas dos abrangidos pela medida anunciada – é condição decisiva para impedir a Administração de conseguir os seus intentos e de, a pretexto da crise, proceder, hoje ou no futuro, a uma ofensiva brutal contra os direitos dos jornalistas.

5. A Direcção do SJ saúda publicamente o empenhamento e a generosidade dos delegados e activistas sindicais e dos membros dos conselhos de redacção nesta causa, e apela para que aprofundem, consolidem e valorizem a coesão e a solidariedade.

6. O SJ apela ainda aos jornalistas para que, apesar das circunstâncias dramáticas que vivem, mantenham a maior serenidade, confiem nas suas estruturas representativas e permaneçam especialmente atentos aos materiais que o Sindicato vai continuar a distribuir.

Lisboa, 18 de Janeiro de 2009

A Direcção

Partilhe