SJ apela à solidariedade com justa luta no “Público”

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apela à expressão do mais amplo apoio aos jornalistas e outros trabalhadores ao serviço do jornal “Público”, que amanhã, dia 19, cumprem uma greve de 24 horas como forma de luta e de protesto contra a intenção da Administração de despedir 48 trabalhadores.

Em comunicado divulgado ao final da tarde, o SJ sublinha que está é uma “luta justa e necessária” que convoca a “solidariedade dos jornalistas, dos trabalhadores do sector dos cidadãos”, designadamente através da presença junto dos piquetes de greve em Lisboa e no Porto.
No documento, que a seguir se transcreve na íntegra, o SJ considera que é preciso dar voz a este protesto e também ao “apelo para que a Sonae mantenha, reforce e relance o “Público” e preserve os seus postos de trabalho”.

SJ apela à solidariedade com luta no “Público”

1. Os jornalistas e outros trabalhadores ao serviço do jornal “Público”, do poderoso Grupo Sonae, cumprem amanhã, dia 19, uma greve de 24 horas como forma de luta e de protesto contra a intenção da Administração de despedir 48 trabalhadores, dos quais 28 são jornalistas e também em defesa do jornal e do seu futuro.

2. Com efeito, os jornalistas e os outros trabalhadores têm clara consciência de que, além do pesado ónus pessoal, familiar e social que este despedimento representará se for consumado, a intenção da Administração de reduzir drasticamente a força de trabalho do “Público” virá a ter consequências muito sérias no desempenho do jornal, seja na edição impressa, seja nas suas versões digitais.

3. Ao enfraquecer a capacidade do “Público”, a Sonaecom, cujos lucros aumentaram quase 52% em 2011 e quase 20% no primeiro semestre deste ano, estará a condenar o futuro de um importante activo no panorama da imprensa nacional e a contribuir para a redução da oferta informativa no país.

4. Bem podem a Sonaecom e o grupo Sonae argumentar com os prejuízos que o jornal está a dar, que não iludem factos indesmentíveis: o “negócio” do jornal é pequeno no vasto universo do seu “portfólio” de actividades, mas reveste uma grande importância no panorama da imprensa portuguesa, que é necessário proteger e valorizar; e os prejuízos são uma pequena gota no oceano dos seus lucros.

5. É por isso que esta greve é uma luta justa e necessária: é preciso dar voz a um protesto e também a um apelo para que a Sonae mantenha, reforce e relance o “Público” e preserve os seus postos de trabalho!

6. Sendo uma luta justa e necessária, esta greve também convoca a solidariedade dos jornalistas, dos trabalhadores do sector dos cidadãos, pelo que a Direcção do Sindicato dos Jornalistas, activamente solidária com os trabalhadores ao serviço do “Público”, apela à expressão do mais amplo apoio, designadamente através da presença junto dos piquetes de greve em Lisboa e no Porto.

Lisboa, 18 de Outubro de 2012

A Direcção

Partilhe