SJ apela à participação nas eleições para Comissão da Carteira

O Sindicato dos Jornalistas (SJ), em comunicado divulgado hoje, 3 de Julho, sublinha a importância das eleições para a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e apela à classe que não abdique do direito de participação numa escolha que diz respeito a todos.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Eleições para a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista: É importante participar

Estão a decorrer as eleições para a escolha dos representantes dos jornalistas na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), à qual concorrem duas listas – uma apresentada, como habitualmente, pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ); outra proposta por um grupo de profissionais.

O facto de se apresentarem duas listas significa que, pelas mais variadas razões, jornalistas mobilizaram-se para um processo que impõe uma escolha mais exigente do que os anteriores, pois também o novo mandato da CCPJ vai ser mais exigente.

Ao longo do processo, a Direcção do SJ tem procurado fazer o que lhe cabe fazer: divulgar a lista que o Sindicato subscreve; explicar como a construiu; valorizar o seu perfil; sublinhar a confiança que merecem os jornalistas que integram a lista B – “Renovação, Independência, Acção”; apelar, enfim, ao voto na lista que propõe.

O SJ – e em particular a sua Direcção – não pretende o monopólio da capacidade de propor e defender listas para a CCPJ, pois tal seria contrário não só à lei, mas também aos princípios e cultura democrática da nossa organização e sobretudo à consciência dos seus dirigentes.

O SJ tem conduzido a campanha da lista que propõe sem ataques a ninguém, procurando evitar querelas inúteis e declinando responder a ataques que lhe são dirigidos. O importante é valorizar o debate democrático, amplo e aberto sobre a constituição próxima da CCPJ e sobre a forma como os representantes dos jornalistas vão exercer o seu mandato. O blogue de campanha da lista B (http://palaciofoz.blogspot.com) representa aliás um exemplo da generosa disponibilidade dos seus candidatos para tal debate e de exposição à crítica.

Agora que se aproxima o fim do processo eleitoral, a Direcção sublinha naturalmente a importância da opção pela lista B – “Renovação, Independência, Acção”, sem evidentemente pôr em causa a livre escolha que os eleitores estão a fazer, e deixa uma mensagem a todos os jornalistas: o importante é votar, é optar, é não abdicar do direito de participação.

Lisboa, 3 de Julho de 2008

A Direcção

IMPORTANTE: Devido à eventualidade de atrasos nos correios, aconselha-se o envio dos votos por correspondência o mais brevemente possível. O dia 10 é a data limite para a entrada de votos, mas pode ser um limite arriscado.

Partilhe