Sistema de Incentivos aos Media Privados dos Açores (SIM)

É com agrado que a Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas constata que as suas propostas de alteração ao SIM – Sistema de Incentivos aos Media Privados dos Açores, que substituirá o antigo PROMEDIA foram acatadas na elaboração final do documento.
A adoção das medidas defendidas pela Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas vem conferir mais justiça e melhores condições de trabalho aos profissionais que trabalham nos Açores, contribuindo, igualmente, para o combate à precariedade laboral.
Entre as propostas admitidas estão a majoração de 5% por cada jornalista, ou equiparado a jornalista, do órgão de comunicação social cujo vínculo não permanente seja convertido em contrato de trabalho sem termo, nos seis meses anteriores à assinatura do apoio; a obrigatoriedade do órgão de comunicação social ter jornalistas com carteira profissional – ou equiparado – para aceder aos apoios; e a obrigatoriedade do órgão de comunicação social ter produção própria.
No entanto, algumas das propostas não foram incluídas, como a implementação do Acordo Coletivo de Trabalho na região, pelo que continuaremos a lutar por eles.
A Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas continuará a lutar pela melhoria das condições laborais e salariais de todos os profissionais açorianos, reconhecendo o papel vital do jornalismo na democracia.
O presidente da Direção Regional dos Açores do Sindicato de Jornalistas

Nuno Martins Neves

Partilhe