SIP contra impunidade na Colômbia

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em castelhano) exige que as autoridades colombianas penalizem os autores morais do assassinato do subdirector do diário “La Patria”, Orlando Sierra, ocorrido a 30 de Janeiro de 2002 em Manizales.

Em comunicado datado de 27 de Julho, a SIP reconhece o “esforço” das autoridades colombianas ao acusarem duas pessoas como “autoras materiais do homicídio do jornalista”, mas considera que isso é “insuficiente”, porque “deixa na impunidade os responsáveis morais”. A SIP teme que este caso venha a “engrossar o número de crimes impunes na Colômbia”.

A organização insta as autoridades a prosseguirem com as investigações, oficialmente encerradas por falta de pistas. “Não se compreende como, após dois anos de investigações, não tenha sido possível estabelecer nenhum vínculo entre os autores materiais e os autores morais, nem tão pouco se tenha conseguido seguir a pista dos assassinatos de testemunhas ligadas ao processo. Não nos podemos conformar apenas com o castigo de quem apertou o gatilho”, refere a SIP.

Partilhe