Síntese do parecer do CD solicitado pelo jornalista Frederico Duarte Carvalho

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas apreciou o texto de Frederico Duarte Carvalho «Propriedade intelectual: Esta noite o Equador», publicado em 1 de Novembro de 2006, e concluiu que o mesmo “não acusa Miguel Sousa Tavares de plágio” nem dele se deduz a “intenção de ofender o bom-nome do escritor”.

Síntese do parecer do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas solicitado pelo jornalista Frederico Duarte Carvalho

Frederico Duarte Carvalho, jornalista na revista «Focus», solicitou ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas que apreciasse o texto de sua autoria, «Propriedade intelectual: Esta noite o Equador», publicado em 1 de Novembro de 2006, no qual se comparam excertos do livro «Equador» com os da edição portuguesa da obra alegadamente plagiada «Esta noite a liberdade», de Dominique Lapierre e Larry Collins.

Miguel Sousa Tavares intentou uma acção junto do Tribunal Cível de Lisboa contra o jornalista (Frederico Duarte Carvalho), o director (Frederico Vilarinho) e o proprietário da revista «Focus» (Jacques Rodrigues), que foram condenados por sentença divulgada dia 14 de Abril de 2010.

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas apreciou o texto de Frederico Duarte Carvalho e considera que o seu género é difuso, não se tratando de uma peça estritamente informativa, e que o assunto merecia um tratamento mais aprofundado e rigoroso. Considera, todavia, que o texto em causa não acusa Miguel Sousa Tavares de plágio nem que dele se deduza a intenção de ofender o bom-nome do escritor.

Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas

Lisboa, 21 de Abril de 2010

Partilhe