Síntese do parecer do CD sobre diferendo na RTP-Açores

Posição do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas sobre o parecer solicitado pela jornalista Berta Tavares, da RTP-Açores, relativamente a uma reportagem da sua autoria, a qual foi objecto, a posteriori, de intervenção do director do centro regional da televisão pública.

A jornalista fez a cobertura noticiosa da recepção de Ano Novo oferecida pelo presidente do Governo regional dos Açores, no Palácio de Santana. A peça por si produzida foi emitida no Jornal da Tarde e Telejornal da RTP-Açores, no dia 7 de Janeiro de 2009, e colocada no sítio institucional da Internet.

O director do centro regional da RTP-Açores, Pedro Bicudo, considerou «eticamente condenável» a utilização na peça da técnica de fast forward e que essa opção da jornalista «desacreditava a seriedade de toda a equipa de informação». Exigiu que a peça fosse reeditada, retirada a reportagem original da Internet e enviado um pedido de desculpas ao presidente do Governo regional.

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas apreciou a reportagem da jornalista e tomou conhecimento da situação que se vive actualmente na RTP-Açores pelos meios de comunicação social dos Açores e nacionais.

Considera que nada há na reportagem e no comportamento da jornalista Berta Tavares que mereça reparo do ponto vista ético ou deontológico. O Conselho Deontológico considera, por outro lado, que a atitude do director da RTP-Açores merece reparo e questiona a legitimidade da sua intervenção. A posição tomada por Pedro Bicudo indicia uma intervenção abusiva na esfera de competência editorial.

O Conselho Deontológico considera reprovável a desautorização da jornalista e da hierarquia editorial, e excessiva a exigência de pedido de desculpas ao presidente do Governo regional. Eventuais ameaças ou represálias que incidam sobre a jornalista não só são ilegítimas como intentam instilar o isolamento de profissionais e lesar a ética e deontologia do jornalismo.

Relator Orlando César

Lisboa, 9 de Fevereiro de 2009

Partilhe