Singapura revoga direitos de distribuição de “Far Eastern Economic Review”

O Ministério da Informação, Comunicações e Artes de Singapura revogou a 28 de Setembro os direitos de distribuição da “Far Eastern Economic Review”, por aquela revista mensal de Hong Kong não ter cumprido os novos regulamentos para publicações estrangeiras, anunciados em Agosto.

Segundo o governo singapuriano, a “Far Eastern Economic Review” não nomeou um representante legal no país, nem pagou uma taxa de segurança no valor de 200 mil dólares de Singapura (pouco mais de 99 mil euros).

Contudo, o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) considera que a actuação contra a revista não passa de uma retaliação devido a reportagens críticas, as quais motivaram mesmo um processo de difamação criminal à publicação por parte do primeiro-ministro Lee Hsien Loong e do seu pai Lee Kuan Yew.

Ainda de acordo com a organização sediada em Nova Iorque, nenhuma publicação estrangeira ganhou um processo deste género nos tribunais de Singapura desde que a família Lee está no poder.

A “Far Eastern Economic Review” afirmou que irá comentar esta situação na sua próxima edição, que sairá para as bancas no dia 6 de Outubro.

Partilhe