Sindicatos brasileiros contra privatização da RTP

Reunidos no passado fim de semana em Salvador, no seu primeiro Congresso Internacional, os sindicatos que integram a CONTCOP – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade do Brasil – aprovaram uma moção de solidariedade com os trabalhadores da RTP e de “repúdio à privatização dos canais públicos de comunicação de Portugal”.

A CONTCOP sugeriu também a criação de canais públicos de rádio e tv para a integração da comunicação pública nos países de língua portuguesa.

Reproduzimos na íntegra o teor dessa moção:

“A intenção de privatizar a RTP, canal público de comunicação, significa um retrocesso na democratização da comunicação de Portugal.

A privatização constituiria um gravíssimo erro, já que o setor privado, pela sua natureza, não assegura a concretização dos principais objetivos do serviço público, quais sejam, alcançar todos os públicos, privilegiar a qualidade dos conteúdos, assegurar a diversidade da programação.

A privatização implicaria para o povo português uma enorme injustiça: o recolhimento de recursos públicos para fins privados.

Por tudo isso, os participantes do I Congresso Internacional da CONTCOP vêm a público manifestar repúdio pela intenção de privatizar a RTP, expressando sua solidariedade aos trabalhadores do setor público de Rádio e Televisão de Portugal.

Os congressistas presentes ao I Congresso Internacional da CONTCOP sugerem também a criação de Canais Públicos de Rádio e TV para a integração da comunicação pública nos países de língua portuguesa.

Propomos que esta ideia seja apresentada à coordenação da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa – CSPLP – que reúne as centrais sindicais desses países e tem mecanismos de mobilização internacional com vista a atingir este objetivo.”

Partilhe