Sindicatos apresentam Caderno Reivindicativo à administração da RTP

Dez sindicatos representados na RTP,SA – entre os quais o Sindicato dos Jornalistas (SJ) – apresentaram ao Conselho de Administração da televisão pública, no dia 9, um Caderno Reivindicativo das matérias que consideram essenciais para restabelecer o diálogo entre os representantes dos trabalhadores e a Empresa.

A iniciativa conjunta faz parte das acções que o grupo de sindicatos se propõe desenvolver no âmbito da luta contra a “imposição ilegal e inaceitável de cortes salariais” aos trabalhadores da RTP.

Em comunicado aos trabalhadores dando conta da diligência, os subscritores do Caderno Reivindicativo lembram que, enquanto o “Conselho de Administração anuncia os resultados positivos da Empresa, os trabalhadores da RTP há vários anos que não vêem aumentado o seu salário, nem o valor do subsídio de refeição e o de transporte”. O documento sublinha ainda que as “progressões na carreira profissional não têm evoluído, o valor dos prémios de desempenho foi reduzido e, agora, suspenso por tempo indeterminado, os reenquadramentos profissionais não são reconhecidos, as comissões paritárias não têm eficácia, os pagamentos das horas extraordinárias ou provenientes dos cômputos trimestrais não são efectuados atempadamente e outros são indeferidos pela Empresa, continua a falta de investimento e formação na área da tecnologia em rádio e televisão, e por fim temos o rompimento unilateral da contratação colectiva”.

A Administração da RTP, reagindo à iniciativa sindical, marcou uma reunião com os subscritores do Caderno Reivindicativo para o próximo dia 16.

Partilhe