Sindicatos apelam à intervenção do primeiro-ministro na Radio France

Os sindicatos de jornalistas envolvidos na greve da Radio France apelaram à “arbitragem do primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin” no caso, devido às posições contraditórias do Ministério da Cultura e da Comunicação e do Ministério da Economia e Finanças.

“Segundo a direcção, a solução que nos foi apresentada foi avalizada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação, mas recusada pelo Ministério da Economia e Finanças”, afirmou em comunicado a intersindical, que abandonou a reunião de quinta-feira, 5 de Fevereiro, ao fim de quinze minutos, por considerar que a direcção não apresentou uma base mínima de negociação.

A proposta apresentada pela direcção da Radio France consistia num calendário de propostas de evolução gradual dos salários dos jornalistas para 2005, 2006 e 2007, mas recusava a tomada de medidas excepcionais em 2004 e a análise das disparidades salariais relativamente à televisão pública.

Iniciada a 27 de Janeiro, a greve entra hoje, 6 de Fevereiro, no seu décimo-primeiro dia, estando prevista uma assembleia-geral dos grevistas para as 14 horas.

Partilhe