O Sindicato dos Jornalistas

Quem somos

O Sindicato dos Jornalistas visa integrar todos os jornalistas que trabalham para a imprensa, a rádio, a televisão, as agências noticiosas e as publicações editadas por qualquer meio electrónico.

Sindicato dos Jornalistas luta intransigentemente pela defesa dos direitos, individuais e colectivos, e pelo escrupuloso cumprimento dos deveres, em particular deontológicos, dos jornalistas, pela defesa intransigente do seu direito de acesso à informação, em nome do direito dos cidadãos a serem informados com rigor e seriedade.

 

Estatutos do SJ

Os Estatutos do Sindicato dos Jornalistas em vigor foram publicados no Boletim do Trabalho e Emprego n.º 47, de 22 de Dezembro de 2009, tendo sido objecto de uma com alteração publicada no BTE n.º 24, de 29 de Junho de 2010. O texto que se publica neste espaço é o consolidado.

Consultar o documento.

 

Órgãos Sociais para o triénio 2018/21

Os novos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas, eleitos a 21 de fevereiro de 2018, tomaram posse a 7 de março e passaram de imediato ao exercício efectivo de funções.

Encontra neste ficheiro a composição completa.

 


No mundo

O Sindicato dos Jornalistas está filiado na Federação Internacional de Jornalistas, a maior organização de jornalistas, representando 600 mil profissionais em 146 países, fundada em 1926.
https://www.ifj.org/

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) é a maior organização de jornalistas da Europa, representando 320 mil profissionais em 44 países da Europa. Das 70 organizações filiadas, o Sindicato dos Jornalistas é o único representante de Portugal. Lisboa acolheu a última assembleia anual da FEJ.
https://europeanjournalists.org/