Sindicato turco solidário com jornalistas portugueses

O Sindicato dos Jornalistas da Turquia respondeu positivamente ao apelo do SJ e da FIJ e envolveu-se no esforço para localizar e libertar os jornalistas portugueses que foram detidos sexta-feira no Curdistão Turco e disponibilizou contactos directos para apoiar os enviados especiais que se encontrem no país.

Após ser conhecida a detenção de José Manuel Rosendo, da RDP, e de Alfredo Leite, do JN, o sindicato turco, avisado através da rede internacional de apoio aos jornalistas em serviços na zona do Golfo Pérsico e Médio Oriente, lançou um aviso aos seus associados, para estarem atentos a qualquer informação relativa aos dois jornalistas portugueses.

O secretário-geral do TGS, Ercan Ipekci, obteve informações sobre o paradeiro dos jornalistas portugueses junto de organizações de média locais. O responsável do TGS disponibilizou um conjunto de números que podem ser utilizados por jornalista que enfrentem dificuldades na Turquia. Esses números são: +90-312-231 70 00 / 2514 (trabalho); +90-212-514 06 96 (TGS); +90-532-652 99 56 (telemóvel) e +90-312-479 22 54 (casa)

José Manuel Rosendo e Alfredo Leite estiveram detidos durante seis horas, na sexta-feira, 28, alegadamente por terem entrado numa zona militar proibida em Gizre, próximo da fronteira com o Iraque, e foram libertados seis horas mais tarde.

Partilhe