Sindicato reuniu com administração da SIC

O Sindicato dos Jornalistas reuniu com a administração da SIC, à qual manifestou a sua discordância quanto aos métodos que estão a ser utilizados nos processos de rescisão de contratos de jornalistas, sublinhando estar disponível para discutir “a maior gama possível de soluções”.

Em comunicado emitido após a reunião, que decorreu em 14 de Novembro, a direcção do SJ considera que permanecem válidas as razões para a realização do plenário que está marcado para dia 20.

No encontro, onde participaram a Direcção e os delegados do SJ na empresa, a administração disse que as rescisões poderão abranger entre 20 a 30 jornalistas.

É o seguinte o texto integral do comunicado do SJ:

SITUAÇÃO NA SIC POR ESCLARECER

1. “Na sequência da deliberação do Plenário dos jornalistas da SIC realizado no passado dia 6, a Direcção e os delegados do Sindicato dos Jornalistas reuniram hoje com a Administração da empresa.

2. “Na reunião, a empresa não respondeu cabalmente aos primeiros pontos da referida deliberação, a saber: o esclarecimento sobre a situação económico-financeira da SIC e a procura de soluções para os problemas eventualmente existentes.

3. “A empresa limitou-se a informar genericamente sobre o seu objectivo de reduzir custos e a afirmar que pretende que as rescisões sejam voluntárias, indicando que estas poderão abranger 20 a 30 jornalistas.

4. “A estrutura sindical dos jornalistas deixou clara a sua discordância quanto aos métodos usados pela empresa, designadamente através de coacção psicológica, sublinhando a sua disponibilidade para discutir a natureza e a extensão de eventuais problemas, bem como a maior gama possível de soluções.

5. “O Sindicato considera que se mantêm válidas as razões para a realização do Plenário decidido pelos jornalistas para o próximo dia 20, bem como o recurso a todos os meios ao seu alcance para defender os direitos e interesses dos jornalistas, que não podem pagar o ónus de uma situação pela qual não são responsáveis.”

Partilhe