Sindicato quer explicações sobre o futuro da NTV

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai solicitar à RTP que explique quais as suas intenções sobre o futuro da NTV e lembra que a empresa e o Governo têm de assumir as suas responsabilidades quanto ao canal e a todos os profissionais que nele trabalham.

Em comunicado, a Direcção do SJ manifesta a sua preocupação pela situação daquela estação e defende e que o debate sobre o seu futuro deve passar pelo anunciado projecto da RTP/Regiões, no cumprimento de um programa global do Serviço Público de Televisão.

O SJ lembra que, no caso de a NTV evoluir para um canal regional privado, deve ter presente os valores da liberdade de expressão e informação e ponderar adequadamente as condições do mercado.

É o seguinte o texto integral do comunicado do SJ:

SJ preocupado com futuro da NTV

1. “O Sindicato dos Jornalistas acompanha com preocupação a situação do canal NTV, em particular no que diz respeito ao futuro do conjunto de profissionais que nele trabalham e que nele fundam justa expectativa.

2. “O Sindicato não ignora que o canal enfrenta alguns problemas estruturais desde a sua origem, mas tudo fará para evitar que as consequências dessas falhas venham a recair sobre os jornalistas e outros trabalhadores, que foram atraídos para o projecto.

3. “O futuro da NTV deve ser discutido num contexto mais amplo, que integra também o próprio Centro de Produção da RTP/Porto e o anunciado projecto da RTP/Regiões, no cumprimento de um programa global de Serviço Público de Televisão, considerando-se essencial a expressão das regiões nos canais nacionais de âmbito universal e gratuito.

4. “Nesse quadro, não pode ser ignorado o trabalho positivo já realizado pela NTV e terão de ser devidamente avaliadas as condições técnicas, tecnológicas e económico-financeiras indispensáveis à viabilidade do projecto.

5. “O SJ continuará a acompanhar o movimento de interesse manifestado por vários sectores nortenhos da sociedade – da classe política ao mundo empresarial, intelectual e universitário – quanto ao futuro da NTV e do modelo de televisão que esta deve representar.

6. “O Sindicato considera que tão vivo debate e tão intenso interesse pela ideia de um canal regional – mesmo de iniciativa privada – devem ter presente que a liberdade de expressão ou o direito à expressão dos valores e diferenças regionais tornam mais exigente a aventura do seu lançamento e manutenção.

7. “De facto, são bem conhecidas as graves consequências, nomeadamente para os jornalistas e outros trabalhadores, do desaire de muitos projectos lançados sem a adequada ponderação das condições do mercado e sem séria previsão dos riscos.

8. “A Administração da RTP, a quem a Direcção do SJ vai solicitar de imediato uma reunião para que explique claramente as suas intenções para a NTV, assim como o Governo, devem assumir as suas responsabilidades pela situação do projecto, bem como quanto ao futuro deste e dos profissionais que o canal ocupa.”

Partilhe