Sindicato dos Jornalistas selecionado em projeto europeu para apoio a profissionais

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) concorreu a um projecto cofinanciado com fundos europeus, com uma proposta para estudar o desgaste da profissão e o impacto da crise pandémica na situação laboral dos e das jornalistas portugueses/as, e ficou entre os 15 selecionados de toda a Europa.

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) obteve 620 mil euros para financiar projetos de sindicatos que apresentassem propostas com vista a conhecer e melhorar as condições de trabalho dos/as jornalistas.

O projeto apresentado pelo SJ permitirá avançar com várias iniciativas nesse sentido. A primeira delas é a execução de um estudo sobre as condições de trabalho e desgaste da profissão, em parceria com a Associação Portuguesa de Imprensa (API) e a Casa da Imprensa, já a decorrer.

⇒ Responde ao estudo até 18 de Março

Sendo o esgotamento dos profissionais um dos problemas cada vez mais graves e mais apontados pelas redações como prejudicial ao desempenho, serão feitas sessões de sensibilização com vista a que mais jornalistas consigam identificar e enfrentar situações de burnout. Além disso, uma vez que se pretende ajudar os/as jornalistas a estarem mais bem preparados/as para os desafios da profissão, serão lançadas formações em áreas como jornalismo digital e produção de podcasts.

Finalmente, em 2023, haverá uma conferência para discutir os resultados do estudo e analisar a situação dos/as jornalistas portugueses/as no que toca à saúde mental e bem-estar profissional.

Desafiar o impacto da pandemia

A iniciativa da FEJ surge num contexto em que a pandemia de Covid-19 teve enorme impacto nos/as jornalistas e nas empresas de comunicação social em toda a Europa, afetando fortemente as condições de trabalho. A pandemia trouxe luz para a importância dos sindicatos e associações no apoio aos e às jornalistas, tornando-se essencial a proteção dos seus direitos e das condições de trabalho.

Juntamente com a Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC), a Federação Europeia de Jornalistas lançou então um esquema de financiamento, cofinanciado pela Comissão Europeia, para apoiar os seus membros.

Após o processo de candidatura e avaliação de três meses realizado pela comissão de avaliação independente criada pela FEJ, 15 membros foram selecionados para a realizarem projetos nacionais: Alemanha, Croácia, Grécia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Macedónia do Norte, Montenegro, Portugal, Sérvia e Turquia.

Os projetos lançados pelos sindicatos e associações de jornalistas abordarão uma ampla gama de questões sindicais, desde a segurança de jornalistas, inovação no jornalismo, digitalização sindical, negociação coletiva para jornalistas e organização sindical.

Pode consultá-los no site da FEJ: https://europeanjournalists.org/blog/2022/02/15/journalists-organisations-launch-projects-to-address-challenges-during-pandemic/

Partilhe