Sindicato dos Jornalistas é parceiro de novo site sobre literacia mediática para professores

O Sindicato dos Jornalistas é um dos parceiros de um novo site que reúne recursos relacionados com literacia mediática que podem ser usados nas escolas. O projeto, uma iniciativa do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, foi tornado público esta segunda-feira durante o 5.º Encontro Nacional de Educação para os Media, integrado nos 7 Dias com os Media.

O L.E.M.E. – Literacia e Educação para os Media – vai reunir e permitir acesso a recursos disponíveis na área da literacia mediática que podem ser usados por professores e alunos, em todos os ciclos do ensino básico, arrumados por grandes áreas e por etiquetas. «Temos também a ambição de criar uma comunidade de professores e investigadores, que, ela própria, partilhe conhecimento e gere motivação», disse Sérgio Gomes da Silva, coordenador do grupo de trabalho, que nos últimos meses desenvolveu o projeto e do qual o Sindicato dos Jornalistas faz parte. O site será lançado a tempo dos recursos ali listados poderem ser usados já no próximo ano letivo.

Ao encerrar o Encontro Nacional para os Media, Nuno Artur Silva sublinhou o papel fundamental de um jornalismo forte e independente, sem o qual não há sociedades democráticas, e referiu que considera a literacia mediática mais importante do que o conhecimento adquirido em disciplinas mais clássicas.  

Partilhe