Sindicato dos Jornalistas e Museu da Imprensa homenageiam Manuela de Azevedo

Jornalista celebra 105 anos de vida e quase seis décadas de profissão.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) e o Museu Nacional da Imprensa vão homenagear, nesta quarta-feira, dia 31, a jornalista Manuela de Azevedo, a primeira mulher portuguesa a receber a carteira profissional de jornalista, que celebra, naquela data, 105 anos.
A cerimónia, que terá lugar na sede do SJ, em Lisboa, pelas 11h30, contará com a presença da aniversariante, que é também a sócia mais antiga do SJ. Deputados e representantes de associações do sector já confirmaram presença na sessão.
O Museu Nacional da Imprensa aproveitará a ocasião para apresentar uma galeria virtual com textos, fotografias, entrevistas em vídeo, um auto-retrato e uma bibliografia da jornalista, que exerceu a profissão durante quase seis décadas, vivendo os mais relevantes períodos históricos do século XX.
Nascida a 31 de Agosto de 1911, Manuela de Azevedo começou como redactora do jornal República, depois foi chefe de redacção da Vida Mundial e depois seguiu para o Diário de Lisboa, tendo terminado a carreira no Diário de Notícias, com 85 anos.
Além de jornalista e crítica de teatro, Manuela de Azevedo é conhecida pela criação da Casa-Memória de Camões, em Constância, e pela sua obra literária, composta por romances, ensaios e o livro de poemas “Claridade”, prefaciado por Aquilino Ribeiro.

Partilhe