Sindicato dos Jornalistas condena clima de intimidação em estádio do FC Porto

SJ critica FCP por estar a colocar em risco os jornalistas identificados pelo seu nome profissional, com os quais manifesta a sua total solidariedade.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena as declarações do presidente do Futebol Clube do Porto (FCP), na sequência do jogo da última segunda-feira, no Estádio do Dragão, com o Grupo Desportivo de Chaves, visando jornalistas no cumprimento do seu trabalho. As mesmas falsas acusações contra jornalistas foram reproduzidas no dia seguinte, na newsletter do clube.

De recordar que, há menos de um ano, um repórter de imagem da Sport TV foi agredido por adeptos de cara tapada no exterior do Estádio do Dragão, tendo sido então proferidas ameaças contra os jornalistas que se encontravam no local.

O SJ condena o clima de intimidação para com jornalistas, que declarações como estas agravam.

O futebol é feito dentro e fora do campo também por paixões, mas tem sido, simultaneamente, um espaço de alguma agressividade, pelo que o SJ critica o FCP por estar a colocar em risco, por razões óbvias, os jornalistas identificados pelo seu nome profissional.

Além de configurar um crime, o recurso à violência, física e verbal, representa uma clara tentativa de condicionamento da actividade jornalística, o que coloca em causa a liberdade de imprensa e, em último caso, o direito a uma informação transparente e independente.

O SJ manifesta a sua total solidariedade com os jornalistas visados.

Partilhe