Sindicato condena agressão a jornalistas em Guimarães

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena energicamente as agressões ao jornalista Marco Aurélio e a João Rodrigues, no dia 16 de Dezembro, em frente à sede do Vitória de Guimarães.

Marco Aurélio, jornalista ao serviço do “Record”, e João Rodrigues, colaborador da Rádio Santigo, estavam em serviço quando foram agredidos a soco e a pontapé por associados e adeptos do Vitória de Guimarães. Ambos foram observados no hospital de Guimarães.

Em comunicado, a direcção do SJ condena esta “tentativa de obstrução ao exercício dos direitos de informar e ser informado consagrados na Constituição e na lei” .

É o seguinte o texto integral do comunicado da Direcção do Sindicato dos Jornalistas:

SJ CONDENA AGRESSÃO A JORNALISTAS EM GUIMARÃES

“O jornalista Marco Aurélio, ao serviço do jornal “Record”, e João Rodrigues, colaborador da Rádio Santiago, de Guimarães, foram agredidos, hoje de manhã, a soco e a pontapé, por adeptos e associados do Vitória de Guimarães, quando se encontravam em serviço, diante da sede do clube, para onde tinha sido convocada, na véspera, uma manifestação de apoio ao presidente, António Pimenta Machado, detido no domingo, por suspeita de crime de peculato, de branqueamento de capitais e de falsificação de documentos.

“A fúria contra os jornalistas foi desencadeada pelos manifestantes ali concentrados, que os consideraram indesejados num acto de inquestionável interesse público, em função da detenção do presidente do clube.

“O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena energicamente esta acção de violência contra jornalistas no exercício da sua actividade profissional e esta tentativa de obstrução ao exercício dos direitos de informar e ser informado consagrados na Constituição e na lei.

“O SJ manifesta total solidariedade aos agredidos e disponibiliza-se para os apoiar na medida das suas disponibilidades.

“Marco Aurélio e João Rodrigues foram observados no hospital de Guimarães e já apresentaram queixa na PSP. “

Partilhe