Sindicado dos Jornalistas lança livro sobre histórias de reportagem

“Tudo por Uma Boa História – Confidências e Relatos de Jornalistas Portugueses” será apresentado durante o Congresso dos Jornalistas, por Joaquim Furtado.

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas preparou para o 4.º Congresso dos Jornalistas uma obra que regista a experiência de ser jornalista pela escrita de 24 repórteres, a ser lançada no dia 13 de Janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Os autores de “Tudo por Uma Boa História – Confidências e Relatos de Jornalistas Portugueses”, editado pel’A Esfera dos Livros, foram convidados a contar uma história, um episódio, sobre experiências no terreno. Não é um livro de reportagens, mas sim um livro sobre como essas reportagens foram preparadas e vividas pelos jornalistas.
O resultado são cerca de 200 páginas, que pretendem reflectir sobre a profissão, escritas por jornalistas que trabalham para diversos órgãos de comunicação e também freelancers: Ana Cristina Pereira, Ana Margarida de Carvalho, Ana Sofia Fonseca, Ana Sousa Dias, Bárbara Baldaia, Cândida Pinto, Carlos Daniel, Catarina Gomes, Catarina Santos, Cesário Borga, Conceição Queirós, Francisco Sena Santos, José António Cerejo, José Pedro Castanheira, Mário Cruz, Miguel Carvalho, Nuno Tiago Pinto, Pedro Caldeira Rodrigues, Rui Cardoso Martins, Sofia Lorena, Tiago Carrasco, Tiago Salazar, Vânia Maia, Vitor Serpa.
Com esta obra, cuja receita reverte para o SJ, pretendeu-se dar a conhecer ao público em geral, e também às novas gerações de jornalistas, as dificuldades e desafios de uma profissão essencial à democracia, mas que precisa de ser revalorizada.
A sessão de lançamento do livro, no dia 13 de Janeiro, às 19h30, o Cinema São Jorge, terá apresentação de Joaquim Furtado e entrada livre.

Partilhe