Sete jornalistas marroquinos indultados pelo rei

O rei marroquino Mohammed VI concedeu, a 7 de Janeiro, o perdão aos jornalistas Ali Lmrabet, Mohammed El-Hourd, Mustapha Alaoui, Abdelmajid Ben Tahar, Mustapha Kechnini, Abdelaziz Jallouli e Miloud Boutrigui. Além dos sete jornalistas, foram indultados mais 26 condenados.

O acto foi aplaudido pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF) que, no entanto, lamentou que Ali Lmrabet – laureado com o prémio RSF-Fundação de França de 2003 – e Mohammed El-Hourd tivessem ficado tanto tempo presos.

À saída da prisão, Ali Lmrabet disse nunca ter deixado de ser um homem livre, mesmo dentro da prisão, e anunciou que pretende publicar dois novos jornais em breve, um em árabe e outro em francês, dado que as suas duas publicações anteriores continuam proibidas pelo Ministério da Justiça.

Recorde-se que o jornalista marroquino, chefe de redacção da “Demain Magazine” e da sua versão árabe “Doumane”, foi condenado a quatro anos de cadeia a 21 de Maio de 2003 por crimes de “insulto ao rei e à monarquia e ameaça à integridade do território nacional”, tendo a 17 de Junho, e após recurso, visto a sua pena reduzida a três anos.

Já Mohammed El-Hourd, editor-executivo do semanário “Asharq”, estava sob custódia desde 13 de Junho de 2003 e foi, a 4 de Agosto, condenado a quatro anos de prisão por “incitamento à violência”, ao abrigo de uma lei anti-terrorista.

Partilhe