Sete jornalistas feridos em protestos no Paquistão

Sete jornalistas paquistaneses foram feridos por agentes da autoridade e por manifestantes, no dia 17 de Março, quando cobriam protestos em Lahore contra o afastamento do magistrado Iftikhar Muhammad Chaudhry da direcção do Supremo Tribunal do Paquistão.

O caso mais preocupante é o de Rana Shehzad, repórter de imagem do diário “Jinnah”, que se encontra em estado grave depois de ter caído do primeiro andar do tribunal de Lahore, alegadamente devido a um empurrão da polícia.

Os outros profissionais visados foram Zeeshan Butt, da Dawn TV, Mudassar Butt e Mohammad Afaq, da Geo TV, Rana Tanveer, do “Daily Times”, Afsar Khan, da PTV e um fotógrafo identificado apenas como Shah, todos eles vítimas de agressões físicas e, em alguns casos, de apreensão de identificação e material de trabalho.

No dia seguinte, a polícia deteve dezenas de jornalistas que se reuniram em Bahwaknagar, no Sul da província de Punjab, para protestar contra o uso de violência contra os seus camaradas.

Estes casos ocorreram após um ataque das autoridades às instalações da Geo TV e do “Daily Jang” no dia 16 de Março, pelo qual o presidente Pervez Musharraf já pediu desculpas públicas e suspendeu cerca de uma dúzia de agentes.

Partilhe