Serviços secretos invadem estação televisiva na Nigéria

Os serviços de inteligência da Nigéria invadiram a 17 de Abril os estúdios da African Independent Television (AIT) em Abuja, dois dias depois de um fogo de origem desconhecida ter danificado as instalações da mesma estação em Lagos.

Antes de abandonarem as instalações, os agentes levaram cassetes de vídeo de vários programas que estavam prestes a ser exibidos, bem como um que estava a ser emitido naquele momento, acerca dos oito anos de presidência de Olusegun Obasanjo.

“O governo federal está a violar a lei com impunidade por forma a controlar as notícias e a informação e silenciar os média que o irritam”, considerou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), frisando que estas investidas não auguram nada de bom para a democracia na Nigéria, país onde este ano se realizam diversas eleições.

A mesma organização lembrou ainda que continuam seladas as instalações da Link FM e da GTM, em Lagos, encerradas após as forças de segurança terem efectuado uma rusga a 11 de Abril, obrigando os funcionários de ambos os órgãos a abandonar o local devido a “ordens superiores”.

Partilhe