Serviços de segurança invadem dois jornais na Nigéria

Agentes dos SSS, os serviços de segurança interna da Nigéria, invadiram a 9 de Janeiro as instalações em Abuja do diário “Leadership” e do semanário “The Abuja Inquirer”, devido a artigos sobre política interna publicados nestes jornais.

Da acção no “Leadership” resultou a detenção do director-geral Abraham Nda-Isaiah, do editor Bashir Bello Akko e do jornalista Abdulazeez Sanni, que só foram libertados depois de revelarem o paradeiro de Danladi Ndayebo, autor de um artigo publicado três dias antes acerca das manobras que levaram o partido do governo a nomear Sheru Musa Yar’Adua como candidato às próximas presidenciais.

No dia seguinte, os agentes das SSS detiveram Danladi Ndayebo durante dez horas e obrigaram-no a revelar as fontes do seu artigo.

No “The Abuja Inquirer”, os agentes vasculharam as instalações durante três horas, detiveram o proprietário Dan Akpovwa e o editor Sonde Abbah em virtude de um artigo sobre o presidente Olusegun Obasanjo, e levaram consigo 81 CDs, um computador, uma lista do pessoal do jornal, 18 exemplares da edição mais recente e sete cópias de números anteriores.

Estas situações mereceram a condenação da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), organizações que consideram os SSS nigerianos como verdadeiros predadores da liberdade de imprensa, que quase sempre reagem de forma violenta quando algum órgão de comunicação comete “o erro” de desagradar ao governo.

Partilhe