Sequestro de repórter italiano no Iraque confirmado

O jornalista italiano Enzo Baldoni, desaparecido dia 19 no Iraque, foi sequestrado por um grupo radical islâmico, informou o canal de televisão por satélite árabe Al-Jazeera.

O canal divulgou, a 24 de Agosto, um vídeo onde o repórter italiano aparece junto a uma bandeira negra com o desenho do mapa do Iraque, símbolo do grupo autodenominado “Exército Islâmico do Iraque”, e no qual se mostrava o seu passaporte e uma credencial de imprensa.

O grupo afirmou que garantia a segurança de Enzo Baldoni se, em 48 horas, a Itália anunciasse a retirada das tropas que tem no Sul do Iraque.

Os jornalistas Christian Chesnot, da “Radio France Internationale” (RFI), Georges Malbrunot, do diário francês “Le Fígaro, também continuam desaparecidos desde 19 de Agosto.

A Federação Internacional de Jornalistas e diversas organizações internacionais de defesa da liberdade de imprensa têm manifestado a sua preocupação com o facto de os repórteres se terem tornado um alvo preferencial de grupos armados iraquianos.

Partilhe