Sequestro de jornalistas em Gaza foi reivindicado

Um grupo desconhecido, autodenominado Brigadas da Santa Jihad, anunciou a 23 de Agosto ter sequestrado os jornalistas Steve Centanni e Olaf Wiig, em Gaza. O grupo deu um prazo de 72 horas para os Estados Unidos da América libertarem todos os muçulmanos detidos, como condição para libertar os reféns. No vídeo que foi divulgado, Centanni e Wiig afirmavam ter sido bem tratados até então.

Os dois jornalistas, ao serviço da estação norte-americana de televisão Fox News, com uma orientação editorial de direita, foram raptados a 14 de Agosto perto do quartel-general dos serviços de segurança palestinianos, na cidade de Gaza.

Este sequestro de jornalistas é o de mais longa duração de todos os anteriores praticados em territórios palestinianos, onde em menos de dois anos foram raptados cerca de uma dezena de jornalistas estrangeiros, que, contudo, seriam libertados algumas horas depois também o primeiro sequestro em que um grupo, até então ignorado, apresenta exigências para a libertação dos sequestrados, à semelhança do que já foi prática corrente em Bagdade.

Partilhe